Inclusão de categoria para motociclistas e/ou motorista.

DOCUMENTAÇÃO:

Os documentos necessários para a inscrição são:
1. Carteira Nacional de Habilitação.
2. Cédula do C.P.F.
3. Comprovante de Residência
4. 1 fotos 3×4 colorida com fundo branco.

DOS EXAMES E CURSOS:

EXAMES MÉDICO E PSICOTÉCNICO

No ato da inscrição para inclusão de categoria, o candidato deverá optar pela categoria de sua preferência (“A” ou “B”), ou seja, se o candidato já é habilitado para categoria “A” (motociclista), poderá, portanto incluir a categoria “B” (motorista) e vice-versa. Isto posto, poderá dirigir-se a uma clínica da rede credenciada pelo DETRAN para realizar os exames medico e psicotécnico.
Os candidatos deverão realizar o exame médico e psicotécnico para qualquer um dos procedimentos.
O exame médico visa avaliar a condição física do candidato, principalmente quanto à acuidade visual do mesmo, avaliando ainda as eventuais deficiências física que o candidato pode vir a apresentar. Quanto ao exame psicotécnico, este visa aferir a condição mental do candidato, percebendo portanto se o mesmo é portador de doença mental, se é agressivo ou depressivo, ou até mesmo se é dependente de drogas ou álcool.

CURSO PRÁTICO

O curso prático exigido pelo DETRAN, deverá ser realizado em local específico, o qual dará condição ao aluno à realizar as aulas nas vias públicas. Este curso prático será ministrado por instrutor devidamente credenciado pelo DETRAN, bem como o local onde o candidato deverá dirigir-se, denominado de Centro de Formação de Condutores “B”.
Os candidatos interessados na troca de categoria, terão de realizar cinco aulas práticas em microônibus ( para a categoria “D”) ou cinco aulas práticas em carreta ( para categoria “E”).

EXAME PRÁTICO

O exame prático consiste na prova de direção veicular na via pública, com exigência de manobras específicas com baliza e percurso com prova de aclive, onde o candidato terá de sair com o veiculo em uma ladeira.
Este curso consiste em uma carga horária de quinze horas/aula, onde o candidato irá aprender à dirigir nas vias públicas. Com o término do curso, este dará direito ao aluno prestar o exame pratico junto ao Detran.
Quanto ao exame prático de moto, este será um percurso preestabelecido, onde o aluno terá de testar as suas habilidades em estágios como o “oito”, os cones, rampa de equilíbrio, entre outros.
O candidato será aferido por uma banca examinadora do DETRAN que é sorteada diariamente.
Serão avaliados diversos fatores, onde o candidato só será aprovado se atingir um limite de pontos negativos em função das eventuais faltas cometidas.
Sendo o candidato aprovado no exame prático, receberá a sua Carteira Nacional de Habilitação em um prazo médio de dez dias úteis.
Em caso de reprovação, se faz aconselhável que o candidato realize mais aulas, não sendo porém estas aulas adicionais de caráter obrigatório, mas sim facultativo ao aluno.
O exame poderá ser remarcado depois de quinze dias do último exame realizado.